SOBRE NÓS

A minha foto
Penela, Coimbra, Portugal
Somos um grupo de amigos amantes da boa disposição e com alguma queda para a música. Atualmente a Kumytuna é constituída por 14 elementos: António Sousa, Carlos Mendes, Diogo Roxo, Edgar Correia, Jorge Mendes, Nelson Monteiro, Filipe Sousa (ensaiador), Anabela Monteiro, Cristiana Simões, Ermelinda Sousa, Marina Caetano, Paula Gomes, Rita Palaio, Sílvia Rodrigues, e claro, o Hugo Monteiro! CONTACTO: kumytuna@hotmail.com facebok:www.facebook.com/Kumytuna Tlm: 912 758 673 / 914 575 994

HISTÓRICO

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PARA QUE CONSTE...



Como todas as histórias, a nossa também começa com o típico “Era uma vez”. Assim, Era uma vez… a Kumytuna, que nasceu quando alguém sonhou que no mundo da música, um grupo de amigos iria dar que contar, mesmo que fosse pouco!

O sonho foi crescendo, foi comandando a vida de algumas pessoas e foi ganhando força! Teve dias favoráveis, marcados por convívios alegres de amigos, pela coragem de persistir no impossível, por uma série de pequenos acontecimentos que nos deixaram com um sorriso nos lábios, marcados pela alegria de fazer e oferecer Música.... Mas também teve dias maus, ou melhor, menos bons, em que nos vimos suspensos numa corda bamba… quase sem amparo... momentos que contribuíram para fortalecer ainda mais esta quimera que ainda hoje vivemos com intensidade, porque nos faz voar, encher de cor e alegria o mundo da nossa fantasia…

Na realidade ninguém sabe ao certo o dia exacto em que este sonho foi sonhado… Recordamo-nos que a origem do grupo radica na Escola de Música que no princípio da década de 90 funcionou na Cumieira, a partir de uma parceria estabelecida então entre a Assembleia de Freguesia e o Centro Cultural. Em 1994 começou o recrutamento de executantes (alguns dos quais se mantêm actualmente) e a recolha de letras e músicas, ao estilo das tunas académicas, com raízes populares adaptadas à ironia da sátira e da irreverência, matriz do nosso reportório. O dia da primeira actuação em palco, segundo nos recordamos, teve lugar no Centro Cultural de Ansião no ano de 1996.

Em 08/08/2001 a Kumytuna veio a formalizar-se por escritura enquanto Associação Cultural.

Hoje, a Kumytuna, com todos estes anos de existência mantém firme a máxima com que foi criada: "DIVERTE-TE A TI MESMO E SÓ DEPOIS OS OUTROS". Perdoem-nos o egocentrismo mas esta é uma atitude intrínseca a um grupo de amigos que tem várias coisas em comum, nomeadamente, a paixão pela boa disposição e claro, alguma queda para a música, que neste caso se torna imperativo! Facto é, que de quando em vez, todos renunciamos voluntariamente ao lazer individual para em espírito associativo, honrarmos compromissos colectivamente assumidos.

Temos vindo a actuar em diversos acontecimentos para os quais somos convidados, sempre com muita folia e com o objectivo de alegrar e divertir todo o público.

De autocarro, carro ou carrinha, já levámos um pouco da nossa música a vários cantos do nosso país e inclusivamente à Suíça, onde concretizámos duas actuações.

Inicialmente o grupo era constituído por cerca de uma dúzia de elementos, dos quais apenas um sabia tocar instrumentos, costumamos dizer em jeito de brincadeira. Houve algumas desistências ao longo dos anos, nomeadamente a desse elemento que sabia tocar instrumentos, mas o que é facto é que não nos deixámos abalar e a força e a vontade de continuar prevaleceram, afinal, um projecto deste tipo requer muito trabalho, empenho e dedicação. O que é certo é que por gosto e muita “carolice”, os actuais quinze elementos que constituem o grupo e que são: Anabela Monteiro, Avelino Carlos, Carlos Mendes, Cristiana Simões, Diogo Roxo, Edgar Correia, Filipe Sousa (Ensaiador), Hugo Monteiro, Jorge Mendes, Marina Caetano, Nelson Monteiro, Paula Gomes, Rita Palaio, Sérgio Gomes e Sílvia Rodrigues, ainda não desistiram do projecto e procuram fazer com que a Associação Cultural Kumytuna continue a sua caminhada, transformando-se, reinventando-se a si própria, tentando que novos valores sejam os mensageiros deste gosto pela música e da sua mensagem.

Contam-se já muitas actuações, muitos sorrisos, muitas alegrias… E muito mais haverá para contar enquanto esta vontade nos mova!

4 comentários:

  1. A Kumytuna já tem blog? É lá!! Só falta o belo do vídeo no Youtube e lá vai a malta para Itália! lol

    ResponderEliminar
  2. A pois... podiam-me por era na foto... :(... E a Itália... prometido é devido por isso temos de tratar do video...

    ResponderEliminar
  3. Agora sim somos um grupo com um sonho quase realizado!! Sim porque promessas ja tivemos!!!
    Vamos la ver essa coragem!!!

    ResponderEliminar
  4. Eu não vos conheço mas identifiquei-me bastante com o grupo!
    Muito sucesso!

    ResponderEliminar